quinta-feira, 22 de março de 2007

Caes, assaltos e mortes

Infelizmente, têm que morrer pessoas para que alguém se preocupe (http://dn.sapo.pt/2007/03/22/tema/caes_matam_novo_portugal_cinco_anos_.html)

O número crescente de cães de raças perigosas começa a constituir-se um problema:
1 - Porque cada vez mais estes cães são utilizados em assaltos (confesso que quase sempre que vejo um pitbull, este vem acompanhado de um jovem de aspecto muito pouco recomendável)
2 - Porque em Portugal (ao contrário do que a lei obriga) os cães são "passeados" sem trela e sem açaime.

Por mim, os cães andavam mesmo de trela e açaime. Todos. Mas um deles já era bom. Porque a via pública é para os cidadão circularem à vontade. Não é para ter de mudar de passeio porque do outro lado está um pitbull, ou mesmo um caniche histérico.

Para mim, um cão solto não é um problema. Eu não tenho medo. Mas conheço quem tenha, e acho legítimo. E concordo. E também concordo que o cão que "não morde, é meiguinho" pode até ser meiguinho para o dono, mas não são poucas as vezes em que o cão "meiguinho" fecha o focinho com a "mãozinha" lá dentro.

Não sou só eu que concordo - é também esse o entendimento do legislador. Daí que os cães tenham que ser registados, tem que ter seguro, e os cães de raças consideradas agressivas requerem licença (pelo menos fui assim informado deste ultimo ponto). Particularmente porque cada vez mais são usados em assaltos.

Curiosamente, "a polícia não sabe o que fazer quanto à nova arma dos bairros problemáticos" (
http://visao.clix.pt/default.asp?CpContentId=333090). É engraçado. Que tal fazer cumprir a lei? Ainda não vi um polícia a pedir os documentos ao dono de um Pitbull que o passeia sem trela. E já assisti a várias situações em que isso poderia ter sido feito. Se não tem documentos, chama-se o canil, apreende-se o cão, multa-se o dono.

Se eu andar na rua com uma caçadeira, o polícia é capaz de me pedir a licença de porte de arma. Pelo menos devia, é a sua função. Porque deverá ser diferente com os cães assassinos, usados em assaltos?

(nota: eu tanto adoro cães que tenho um. Mas defendo que as cidades são para as pessoas, não para os cães. Para não falar das praias...)

Sem comentários: