segunda-feira, 26 de março de 2007

Se isto fossem os melhores Portugueses, mais valia mudarmos todos de nacionalidade

Caríssimos,

Como se previa, Salazar foi o mais votado para o Grande Português, com 41% dos votos (cerca de 80.000 votos). Que conclusões tirar daqui?

1 - Confirma-se a apetência dos portugueses para o Sebastianismo - os dois mais votados, ditador e aspirante, recolheram 60% dos votos. O total de ditadores (e aspirantes) chega aos 65%, ou mesmo aos 75% (se considerarmos D. Afonso Henriques, embora tal possa ser considerado abusivo).

2 - Confirma-se o desconhecimento dos portugueses em relação à sua História. Sendo o sec. XX um século decadente para Portugal, as suas personalidades (Salazar, Cunhal, Aristides, Pessoa) recolheram mais de 75% dos votos. As pessoas votam em quem conhecem. Tendo em conta que toda a gente conhece (o nome) de D. Afonso Henriques, conclui-se que menos de 15% dos portugueses tem um conhecimento mínimo da nossa história. D. João II está a dar voltas na campa…

3 - São os candidatos com uma massa de adeptos mais fervorosa que conseguiram melhores resultados. De um lado a extrema direita, de outro a esquerda mais radical. Foi estes que o programa mobilizou. Sinceramente, o português médio está-se nas tintas se ganha o Vasco da Gama ou o Camões...

4 - A ligeira vantagem inicial resultante do "fervor" de grupos minoritários terá acentuado a polarização no Salazar e Cunhal. "Voto no Salazar porque não quero que ganhe o Cunhal." "Voto no Cunhal porque não quero que ganhe o Salazar". Desconfio que se o "Marocas" estivesse na lista seria o grande vencedor… (embora também não seja o maior português). Isto diz-nos que a lógica do "voto útil" pode resultar na eleição de candidatos que, à partida, ninguém desejaria... O mais engraçado de tudo é que, segundo este raciocínio, a vitória do Salazar pode bem ter sido culpa da eficácia da máquina partidária comunista : )

5 - O televoto não funciona como método democrático de eleição. Salazar teve mais votos que o PNR. Cunhal menos que o PCP. Qualquer um dos outros candidatos teve menos votos que o Partido Humanista…

6 - A principal conclusão a retirar daqui é que as pessoas que estão dispostas a gastar 0,60€ (por voto) em votações para a televisão, tendem a votar no Salazar. Para além de ser uma forma estúpida de gastar dinheiro (e contra mim falo, embora não tenha votado em nenhum ditador mediocre) - logo, quem vota no Salazar é, em média, pouco inteligente - Salazar estaria contra o desperdicio de dinheiro em televotos. Mais importante era aumentar as reservas de ouro do Banco de Portugal, esse grande designio patriótico. Logo, quem gasta dinheiro em televotos seria antipatriótico e como tal perseguido pela PIDE (até porque estava a exercer um direito inexistente à liberdade de expressão). Logo preso e torturado, exilado, e eliminado. Irónico, os Salazaristas seriam os primeiros a ser perseguidos. (Este argumento é de cariz humorístico, que ninguém se sinta ofendido…)

7 - O verdadeiro vencedor foi o Aristides. A correr por fora, conseguiu o 3º lugar, e é claramente o mais merecedor do título de GRANDE. De Portugal ou de onde for.

8 - A verdade não vai a votos. Salazar foi um tirano, perseguiu pessoas, promoveu a ruralização e sub-educação do país (e estes eram objectivos intencionais do regime, logo a culpa é dupla). Foi um ditador medíocre num país decadente. Terá tido algumas coisas boas. Outras muito más. Não é nem Deus nem o Diabo. É "cinzento", como todos. Mas é cinzento escuro. Por muitos votos que tenha, será sempre um tirano. Não vale a pena tentar "lavar" a História

9 - Salazar já morreu, não volta. Não será o PNR, esse grupo formado por um bando de arruaceiros ex-presidiários, organizados em grupos para-militares (sim, armados com material de guerra) que por aí andam a promover o "Portugal para os portugueses" (com fotos de meninos loirinhos de olhos azuis, "tipicamente" portugueses…) que irão trazer o Estado Novo de volta (até porque não são salazaristas, são mesmo neo-nazis).
(Desde que estejamos mais atentos a partir de agora...)


O que é irónico é que os 3 mais votados são respectivamente o 7º (6,6%), 8º (6,3%) e 9º (5,9%) mais votados no estudo de opinião disponível no site da RTP.
http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/SondagemGrandesPortugueses.pdf
Daqui se conclui que a falta de mobilização das maiorias conduz à sobre-representação das minorias. Segundo este estudo de opinião, os verdadeiros vencedores seriam o D. Afonso Henriques, o Camões,e o Inf. D. Henrique.

P.S. O que esperar de um programa que consegue colocar o Hélio Pestana em 79º, o Ricardo Araújo Pereira em 76º, Vitor Baía em 66º, a Padeira de Aljubarrota (?) em 51º, o Sócrates em 48º (caramba, bom ou mau, o homem ainda nem aqueceu a cadeira...), Luís Figo em 30º...

Depois de ver a lista do número 21 até ao 100, é fácil perceber que isto não era um programa educativo, de entretenimento, de debate, histórico, documental... dir-se-ia que é uma comédia hilariante. Mas isso é até ao 21. Quando começamos a ver nos 20 primeiros o José Mourinho, o Pinto da Costa, o Eúsébio, o Salazar, percebemos que não é senão uma tragicomédia. De mau gosto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Volta Salazar.
Chega de Imigração e criminalidade.
Portugal aos Portugueses
PNR