domingo, 25 de março de 2007

Momentos antes dos resultados da voltação do maior português (Salazar, um vencedor anunciado?)

Segundo os últimos números veículados pela imprensa, parece que o Salazar vai ganhar a votação. Não é surpreendente a tendência dos portugueses para gostar de ditadores. Na lista dos 10 maiores portugueses, estão nada mais nada menos que os 3 maiores tiranos que Portugal conheceu (Salazar, Marquês de Pombal, e D. João II). A este acrescente-se o Afons Henriques, que não era flor que se cheire, e o Álvaro Cunhal, que não foi ditador só porque não conseguiu...

Mas nem tudo está mal, também temos defensores da liberdade. Bem, é só o Aristides Sousa Mendes, mas o Salgueiro Maia e o Mário Soares ficaram em 11º e 12º. E também o Cunhal (queria destruir uma ditadura para colocar lá outra, mas felizmente, só foi bem sucedido a 50%...).

Segundo a imprensa, o Salazar irá ficar em 1º, o Cunhal em 2º, e o Aristides em 3º.
Dir-se-ia à partida que o pessoal do PNR e da JCP tem andado bastante ocupada. Mas a crer no excelente blogue "small brother",
http://small-brother.blogspot.com/2007/03/entre-os-que-o-conheceram.html não são os únicos fãs, pelo menos no caso do nosso ditador favorito (argh!?!):

"Uma outra conclusão, menos politicamente correcta, advém da contagem dos votos das pessoas com mais de 65 anos: colocam Salazar em 1º lugar. Para aqueles que o conheceram, que sofreram das restrições à liberdade impostas pelo seu regime, Salazar é o maior português de sempre. Repito, entre os que o conheceram Salazar é o maior português de todos os tempos."

Ao menos as revoluções (ou contra-revoluções) nunca foram feitas por idosos. E segundo a lei natural da vida, é certo que daqui a 20 anos teremos bastante menos salazaristas.
Não me interpretem mal, mas estaria muito mais preocupado se os votos viessem da população mais nova. Os saudosistas do passado são bem menos perigosos que um bando de arruaceiros neo-nazis paramilitares e racistas.

Realçe-se que, mais uma vez segundo o small brother, o grande vencedor seria o Fundador da Nacionalidade, seguido do maior poeta Universal e da nacionalidade portuguesa. Em terceiro ficaria o melhor publicitário de Coca-Cola. Curiosamente, o marinheiro escolhido para levar os barcos até à India (Vasco da Gama) é paradoxalmente mais importante que os 2 grandes mentores do descobrimentos portugueses (Infante D. Henrique e D. João II). O que me leva a crer que os portugueses sabem muito pouco de História.

Bem, o programa está a começar. Está na altura de trocar de cartão de telemóvel para votar mais uma vez. Ao contrario dos portugueses, para votar no maior português de todos os tempos...

Sem comentários: