domingo, 25 de março de 2007

Patroes querem ter mesma hora que a Europa II

Caríssimos,

Em notícia publicada hoje no Jornal de Negócios online, 4 confederações patronais escreveram ao Primeiro Ministro a pedir-lhe a uniformização da hora portuguesa com a hora continental europeia.
http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=292994
Depois de reflectir um pouco sobre o assunto, sou completamente a contra (até ver novos argumentos a favor).

1- Segundo estas entidades patronais, a uniformização da hora eliminaria algumas dificuldades nos contactos comerciais (ex. telefonemas só até às 15h/16h, desfasamento dos horários de almoço), bem como facilitaria os horários nas deslocações ao estrangeiro, pois para ter uma reunião de manhã, é necessário viajar de véspera (mesmo para ter uma reunião em Madrid às 10h, é necessário apanhar um avião às 7h). Bem mais fácil que mudar a hora do país, é mudar o horário de trabalho. Porque não começar a trabalhar 1h mais cedo?

2- Para além disso, para os estrangeiros é bem mais fácil ter uma reunião em Portugal (sair de espanha às 9h para uma reunião às 10h - o voo chega à mesma hora que parte…). Também para o turismo, em particular nas zonas da raia, a diferença de hora pode ser uma pequena ventagem - os espanhóis que nos visitam podem continuar a jantar às 23h deles, ou vir de propósito à noite em Portugal, que assim começa ainda mais tarde (e dá tempo para a viagem)

3- É verdade que uniformizar a hora significaria aumentar o desfasamento em relação à hora solar real de 36m para 1h36m. Mas isto é mau? É! O horário actual é adequado às pessoas que necessitam de acordar relativamente cedo. De facto, no Inverno, o dia passaria a durar entre as 8h00 e as 18h30m. Uma grande parte da população acorda antes das 8h, e muitos antes das 7h. É bem simpático sair de casa e já ver (pelo menos um bocadinho) de Sol.

4- Porque o nosso fuso horário faz parte da identidade nacional (estou a fazer de conta que não sei que já existiu a hora do meridiano de Lisboa...). Mudam-nos o fuso hoje, amanhã a língua, e depois de amanhã, quem sabe, ainda nos obrigam a adoptar o Euro...

5- Finalmente, o argumento definitivo para não uniformizar a hora: se uniformizarmos a hora, quando for ao estrangeiro, deixarei de ter que mexer no relógio. Para além de ser uma experiencia que acrescenta valor ao turismo, como é que me posso sentir em férias se até estou no mesmo fuso horário.

Hão de reparar que este post é simétrico a um anterior (a sublinhado as diferenças). Não procurei mostrar os meus pontos de vista, mas antes mostrar como se pode olhar de forma completamente simétrica para os mesmos argumentos. O que me parece é que a questão não é assim tão simples - os horários de trabalho, os horários das escolas, as horas de vida (a que as pessoas se deitam, almoçam, jantam...), todos eles foram sendo definidos expontaneamente (por vezes expontaneamente de forma "centralizada") tendo em conta horário solar, diferenças em relação à Europa, e também muitos outros factores que nada têm a ver com o assunto.

A mudança de hora até poderia ter vantagens do ponto de vista económico imediato. Mas para minimizar as consequências negativas seria necessário alterar horários de escolas, etc. Curiosamente, todas essas alterações são semelhantes às necessárias para garantir as vantagens económicas sem alteração de fuso horário. Se as confederações patronais se conseguem unir para pedir a mudança de hora, também se conseguirão unir para alterar horários de trabalho...

Por amor de Deus, resolvam os vossos problemas sozinhos, não esperem que seja o Estado a fazer-vos tudo.

Nota: obviamente estou a gozar no ponto 4.

4 comentários:

Anónimo disse...

Respeito a opinião, mas deveria saber que o nosso atraso deve-se precisamente a esta mentalidade, mudar para quê? os outros é que estão errados! Deviamos manter tudo na mesma e não adpatarmos à nova realidade! Importante é ver o Sol antes de entrar no trabalho e ao sair? Importante é no verão sair do trabalho e não aproveitar actividades de lazer com mais 1 hora de Sol! Importante é não adaptarmos à Europa e ficarmos aqui no nosso cantinho. Maldita evolução, poque não ficamos sossegados e deixamos que a rotina seja o motor de desenvolvimento?

Anónimo disse...

A hora não é um fenómeno natural. Portugal é o pais mais a ocidente da Europa, junto com Reino Unido e a Irlanda. Por isso temos os 3 a mesma hora. O EU são um mercado 100% integrado e tem 5 fusos horários. Quem tem que se levantar mais cedo para seguir outros fusos horários (p.e. Bolsa) já o faz. Não é preciso obrigar toda a gente a fazê-lo.

Anónimo disse...

Lá diz com razão o provérbio que a ignorância é muito atrevida,mas isso é coisa que o autor do artigo desconhece...bem aventurados sejam
os pobres de espírito.

Snowball disse...

Eu apenas acho que temos 2 possibilidades:
- mudar o fuso horário
- mudar os horários de tranalgo

Se a necessidade de mudança de hora é consequência apenas do desfasamento dos horários de trabalho, então basta apenas que o patronato decida alterar estes. Não vejo a necessidade de pedir a intervenção do Estado...