segunda-feira, 7 de maio de 2007

Catorze autarquias juntas devem menos do que a Câmara de Lisboa

"A dívida total das 14 câmaras que compõem a Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP) ascende a 1047,1 milhões de euros. Uma soma que fica aquém do passivo global da Câmara Municipal de Lisboa, que totaliza 1261 milhões. Feitas as contas às finanças das autarquias, verifica-se que cada cidadão da GAMP "deve" qualquer coisa como 664 euros, bem menos da factura que pesa sobre cada lisboeta 2339,3 euros.(...)
Gaia, o mais populoso concelho da Área Metropolitana, o passivo ascenda a 225,1 milhões de euros, esse valor - o mais elevado na região - ganha outra dimensão à escala dos valores apresentados pela capital. Em Lisboa, a dívida é cinco vezes superior. Ali, multiplica-se por seis a dívida da Câmara do Porto, segundo município do país. Ainda que a população de Lisboa seja pouco mais do dobro da do Porto.
(...)
A generalidade das autarquias da Grande Área Metropolitana do Porto conseguiu reduzir os passivos financeiros.
(...)"

Os vereadores socialistas diziam a Carmona para apelar ao Governo Central. Pois é, esta dívida de Lisboa vai acabar a ser paga por todos nós...
É o despesismo das Câmaras do Norte...

Nota: O 2º município do país (em população) é Sintra, e o 3º Gaia. Embora a densidade urbana do Porto seja claramente superior à destes dois. (Os números aproximados são Lisboa - 550.000 hab.; Sintra 400.000 hab.; Gaia 300.000 hab.; Porto -270.000 hab.)

Sem comentários: