quinta-feira, 17 de maio de 2007

"Não Faz, mas Rouba"

"Independentemente de quem vença as eleições, seria desejável que o Bloco de Esquerda fosse exemplarmente punido pela sua demagogia e subordinação dos interesses de Lisboa à procura de protagonismo político." por André Azevedo Alves n' O Insurgente

Nos últimos tempos tem havido uma campanha sistemática contra o Sá Fernandes. Parece que estão chateados porque ele denunciou casos de corrupção na CML. Compreendo - muitos têm aspirações políticas / governativas, e a presença de pessoas que denunciam a corrupção tornam os cargos públicos muito menos atractivos.

Agora, chamar "demagogia" à denuncia de corrupção, e que o seu fim corresponde à "subordinação dos interesses de Lisboa à procura de protagonismo político" parece-me ir longe demais. Tenho sérias dúvidas que os lisboetas estivessem assim tão interessados em ter corrupção na sua câmara.

Ou se calhar, isso explica a razão de tanta raiva ao Valentim - é tudo inveja. O que eles queriam mesmo era tê-lo lá na praça do município. Mas descansem, há óptimos arguidos por corrupção disponíveis. Afinal, o Avelino Ferreira Torres não ganhou as eleições em Amarante. Será ele o candidato surpresa do PP?

5 comentários:

Anónimo disse...

nao percebo este blogue
combater o provincianismo portugues?
você é contra os que defendem a sua provincia, a sua regiao?

ou este blog é para criticar aqueles que dizem que Portugal tem varias naçoes e que querem independencia??

Gostava de perceber melhor o blog

Snowball disse...

"você é contra os que defendem a sua provincia, a sua regiao?"

O provincianismo trata-se de uma percepção da realidade quase exclusivamente centrada numa estreita relação de proximidade. Tudo é apreciado mediante a valoração apriorística que se tem do que está mais perto - os problemas do mundo reconduzem-se às questões da minha "aldeia" e as múltiplas contrariedades do nosso tempo serão, no fundo, as vicissitudes que acontecem na "minha rua".

Eu diria que este blogue tem por objectivo criticar
1- Os que não consideram legítimo que as pessoas defendam a sua própria região.
2- Os que entendem que a sua região é "moralmente" superior, e que os das outras regiões são "provincianos"/parolos.

Dizia eu no meu primeiro post
"A mentalidade bairrista e belicosa. A mentalidade "pseudo-cosmopolita" que julga tudo e todos por estereótipos. A mentalidade dos que pensam que "lá fora é que é bom". E a mentalidade dos que acham que os outros não merecem respeito."


"ou este blog é para criticar aqueles que dizem que Portugal tem varias naçoes e que querem independencia?"
Embora eu esteja ao corrente de alguns blogues que defendem que Portugal tem várias nações, e que seria desejável que elas obtivessem a sua independência, não estou completamente de acordo com elas.

Porque se é verdade que em Portugal existem etnoformações com origens diferentes, não é claro que elas sejam significativamente distintas, nem que correspondam a nações distintas. E isto porque o conceito de nação é muito posterior (e de maior abrangência) que o de etnoformação. E se em etnoformação o norte de Portugal é muito próximo da Galiza, também em etnoformação é próximo do restante Portugal (quanto mais longe, mais distinto).
Essa visão corresponde a um equívoco de alguém que não compreendeu a "big picture" - é que faz muito mais sentido juntar a Galiza a Portugal do que o Norte à Galiza.

Mas sobre isto posso dedicar um post mais em breve. E estou sempre aberto à discussão (aliás, estou neste momento a estudar história por causa desse tema).
Convido-o ao seguinte - exponha os seus pontos de vista, e ajude a gerar a discussão. O que é que acha que se deveria criticar?


Reconheço que, sendo este o meu primeiro blogue, tem havido muitas deambulações por muitos temas...

Snowball disse...

Até agora tenho-me dedicado a provar alguns pontos que me parecem essenciais:
1. A comunicação social tem uma visão "liboeta", e julga sistematicamente as personalidades nortenhas por estereótipos que pouco têm a ver com a realidade; perseguem e procuram descredibilizar de forma sistemática as personalidades nortenhas.
2. Existe um mito (que resulta da actuação da comunicação social) de que no Norte existe um nível superior de esbanjamento de dinheiros públicos, de corrupção e de conluios entre o poder político e o desportivo. Neste ponto, já provei que o maior esbanjamento se encontra em Lisboa, e que a realidade da corrupção está longe de ser exclusiva, ou mesmo mais habitual no norte.
3. Que o poder político defende sistematicamente os interesses da região onde está instalado (Lisboa) porque tem dificuldade em compreender (e conhecer) o resto do país, conhecer as suas necessidades reais e estratégias ideais, e que age com os preconceitos que mencionei no ponto anterior. Não acho que o faça por uma intencionalidade maliciosa. Fá-lo por ignorância, por uma sobrevalorização dos interesses da Capital (que são os que conhece melhor) e por defesa dos interesses da própria classe política (quanto mais central o poder, mais benefícios retira).

Anónimo disse...

Caro snowball,

Gostaria de convida-lo a participar no Norteamos.

Pf entre em contacto para geral@nortugal.info

Cump.
José Silva

Anónimo disse...

"Essa visão corresponde a um equívoco de alguém que não compreendeu a "big picture" - é que faz muito mais sentido juntar a Galiza a Portugal do que o Norte à Galiza."

Por essa ordem de ideias, também Portugal deve-se juntar a Espanha.
As etnoformações também são próximas, ja agora porque não juntarmo-nos a Espanha, faz muito mais sentido e deixamos de ser provincianistas.
Sim porque para os Espanhois Portugal é um tipico caso duma região que nunca devia ser independente, faz parte de Espanha, não tem etnoformações, nem diferenças que justifiquem a sua separaçao. Muitos até admitem que a Catalunha poderia ter independencia porque esta mais longe linguisticamente e etnicamente do que Portugal face a Espanha (ainda por cima Portugal tem metade da Galiza em Espanha e metade da Lusitania em Espanha). Portanto consideram que a ter independencia so Catalunha poderia ter e Portugal nunca.

Os defensores de Portugal agem como os Espanhois. Não respeitam a parte Galega e não admitem que possa haver uma nação Galega independente, onde o seu povo Galego possa decidir e governar o seu próprio país, não não pode ser, para os defensores de Portugal têm de estar todos juntos, Galegos, Lusitanos e Algarvios.
Para os Espanhois ja toda a peninsula tem de estar junta.
Venha o diabo e escolha um...


"é que faz muito mais sentido juntar a Galiza a Portugal do que o Norte à Galiza."

Para mim nao faz sentido nenhum que a Galiza se junta a todo o Portugal. Deixemos o povo Galego da Galiza e Norte de Portugal ter o seu próprio país e governarem-no.
Todos os povos tem direito à sua independencia.