segunda-feira, 14 de maio de 2007

Por sermos Galegos de Portugal, não nos obriguem a ser espanhóis















Estive este sábado na "Festa das Rosas", em Vila Franca do Lima (perto de Viana do Castelo).

Uma festa bastante simpática, entre as mais de 1000 que irão acontecer entre Maio e Setembro deste ano no Alto Minho.

Tinha o habitual das festas minhotas - procissão, igreja impecávelmente arranjada (lindíssima), feira, bombos, bandas, diversões, farturas, e muita gente simpática, vestida com os trajes tradicionais e camisas de Viana (é o único local do país onde as pessoas usam no dia a dia elementos do seu folclore).

Antes da procissão, os bombos (entre os quais "Os Malinos" de Arcos de Valdevez, com coreografia e tudo) e vários momentos musicais nos quais estavam presentes muitos instrumentos tradicionais portugueses:

- Gaitas de Foles (normalmente consideradas Escocesas, e mais raramente Galegas - são na verdade comuns a todos os povos celtas)
- Castanholas (normalmente consideradas Espanholas / Castelhanas)
- Concertinas (que, pelo contrário, só recentemente chegaram a Portugal, embora sejam omnipresentes nos ranchos folclóricos)
- Reco-reco

Epah - e eu que pensava que só a Guitarra portuguesa e o Cavaquinho eram instrumentos portugueses... Pelos vistos há muitos mais! (e mais ainda haveria se as concertinas não tivessem expulsado quase todos os outros instrumentos da (verdadeira) musica popular portuguesa)

Depois veio a procissão - cestos de flores enormes (pesadíssimos), com imagens desenhadas pelas pétalas - Sta. Luzia, Sé do Porto, Torre de Belém, Bom Jesus, ... havia referências a todo o país (aliás, estavam presentes ranchos de norte a sul do país - recordo-me da serra da estrela e de lagos).

Uma verdadeira festa do povo do minho, que tem mais orgulho em ser português que todos os outros portugueses juntos.

Teria sido simpático ver a RTP por lá. Mas não, quem estava era, uma vez mais... a TVE?!? O quê?!? A televisão portuguesa não está, mas a castelhana sim? Ainda se fosse a TV Galicia para um programa de turismo, até percebia. Mas...afinal Madrid dá mais importância às festas minhotas que Lisboa?

Confesso que me deu tristeza. O orgulho minhoto na sua portugalidade é agradecida desta forma? Até podemos ser galegos de Portugal, mas não nos obriguem a ser espanhóis...

2 comentários:

Anónimo disse...

acho que estavam muito ocupados com a preparar a reportagem de inauguração do tunel do marques...

Anónimo disse...

e a verdade é que sao Galegos, nao disseram nenhuma mentira