quinta-feira, 5 de abril de 2007

Gato Fedorento e a censura

A polémica já é velha, mas ainda não lhe foi dado relevo suficiente na altura, e que as mentes fascistas devem andar com uma cachola...

Lembram-se do sketch dos Gato Fedorento a gozar com a posição no referendo ao aborto? Pois essa rábula causou muito mau estar. Logo, nada como fazer uma "pressãozita" a ver se os 4 estarolas acalmam um pouco...

Pedro Pinto Mascarenhas (não faço ideia quem é!) foi provavelmente autor da mais irrelevante dessas pressões, mas por ser pública (ao menos valha-nos isso, pois as não públicas incluem, regra geral, subtis ameaças pessoais) retrata os argumentos (?) normalmente usados:

Os Gato Fedorento foram criticados por mim e por algumas outras poucas minorias de telespectadores que ajudaram a que a audiência deles atingisse o milhão de espectadores no último domingo. E foram criticados porquê? Porque em plena campanha eleitoral quiseram ridicularizar os argumentos de um dos lados em confronto no referendo ao aborto. Não foi só o Prof. Marcelo que foi brindado com a caricatura dos Gato, foram todos aqueles que entendem que o "Não" é a verdadeira despenalização e que o Sim representa o aborto livre até às 10 semanas, condenando todas as mulheres que o façam nem que seja um dia depois. Claro que esta é a minha opinião, falível, como outra qualquer. Mas é apenas uma crítica, nunca apelando ou sugerindo qualquer tipo de censura. Bem pelo contrário."


Comentários:
1- Não foi em campanha eleitoral, pois foi no dia 28 de Janeiro, e a campanha começou no dia 30
2- Não obstante, a campanha eleitoral serve precisamente para debater e rebater argumentos. É portanto, o momento mais adequado para expor ideias. Ou será que ninguém deveria fazer campanha durante a... campanha (?)
3- Se o Marcelo pode expor a sua opinião na televisão, os GF não podem também? Qual a diferença? Porque um é político e os outros comediantes? Não são todos cidadãos? Não pode o Marcelo fazer uma graçola nos seus comentários e os GF fazer uma piada política? Mas sobretudo, porque motivo só os GF são criticados por PPM, e não Marcelo ou outros comentadores? É simples, o pecado dos GF é serem pelo Sim e serem eficazes a defendê-lo.
4- É engraçado que PPM afirme que "é apenas uma crítica, nunca apelando ou sugerindo qualquer tipo de censura". Engraçado, acabou de sugerir que se auto-censurem, que não manifestem a sua opinião, que não ridicularizem argumentos. Não criticou o argumento dos GF, pelo contrário, criticou o exercicio ao direito à intervenção cívica.
5- "Bem pelo contrário". E o que é o contrário da censura? É a auto-censura!!!!

Terminando ao estilo dos Gato Fedorento: Se isto não é tentativa de censura, então só pode ser uma outra coisa..."é estupidez"!

Nível de Provincianismo (1-10): 2 ("sou tão hipócrita que nem admito que sou um fascizóide de m£§#@")

"E agora, com os Gato Fedorento, o Fascismo será vencido, o Fascismo será vencido!!!"

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse tal PPM e todos que concordam com o que tal carcaça escreve, não passam de umas cabeças estéreis!! cambada de vazios! deve fazer eco lá dentro!