Tendências políticas dos Portugueses - à esquerda
(continuação do post anterior "Tendências políticas dos Portugueses - à direita")
À esquerda
1 - Igualdade de rendimentos
Os eleitores portugueses são, claramente, a favor da distribuição igualitária dos rendimentos por todos os cidadãos. Mais de metade da população apoia uma das maiores bandeiras ideológicas da esquerda, recusando, firmemente, a defesa do incentivo do Estado ao esforço e enriquecimento individuais.
2 - Educação e saúde: serviços públicos
Os cidadãos nacionais não tem dúvidas nesta matéria: serviços na área da educação e saúde devem ser prestados pelo Estado. A maioria dos eleitores em Portugal prefere um Estado Social, com o dever de proporcionar aos seus cidadãos formação e saúde gratuitas e ao alcance de todos, ao contrário da privatização dos serviços.
3 - Empresas públicas vs privatizações
Relativamente à privatização das empresas públicas, a posição do eleitorado português cola-se novamente à ideologia de esquerda. Os portugueses recusam a privatização das empresas públicas, em sectores como a energia, água e telecomunicações, embora os cidadãos nacionais não sejam a favor de um Estado controlador.
4 - Subsídios são dever do Estado
Com um peso excessivo nas contas públicas, os apoios do Estado em situações de desemprego, pobreza extrema, na doença e na maternidade são reclamados por quase 70% da população. O eleitorado nacional não têm abertura para apoiar o fim dos subsídios em detrimento da consolidação orçamental.
Sem comentários:
Enviar um comentário