sexta-feira, 27 de abril de 2007

Sócrates quer consenso político antes de novo referendo à regionalização

Sócrates quer consenso político antes de novo referendo à regionalização.

Sócrates parece compreender muito melhor a realidade do país do que o movimento Regiões, Sim.

Quando se começou a falar deste movimento, alguns amigos meus diziam-me suspeitar que este movimento tivesse como real objectivo liquidar de vez a regionalização. Porquê?

Porque fazer um novo referendo sem que o país esteja consciente da real necessidade e vantagem da regionalização é suicida. Sem convencer opinion makers, sem vencer a aversão dos media da capital, ou mesmo sem convencer grande parte dos lisboetas que esta reforma também os beneficia (e suspeito que até seriam dos mais beneficiados) - o referendo está condenado à derrota.

E este trabalho de consciencialização demora tempo. Muito tempo. E muito cuidado, para não se tornar rapidamente numa luta fraticida baseada em chavões inconsequentes, numa pura troca de acusações, entre "centralistas" e "oprimidos", ou "corruptos locais" e "corruptos centrais". Porque a realidade é muito mais complexa do que isso.

Em 1 ano, não se convence tanta gente, especialmente num cenário de aversão enraizada à discussão. Sócrates acha que é preciso mais tempo. Eu penso que ele tem toda a razão. Mas não posso deixar de fazer a quem nada fez nos ultimos anos para mudar consciências. O movimento Regiões, Sim! é importante, mas para fazer o referendo em 2009 deveria ter começado a sua luta em 2005. Porque se o referendo for chumbado outra vez, nunca mais sairá da gaveta!

1 comentário:

Sam disse...

O movimento é importante para alertar as pessoas para a importãncia da regionalização. Concordo que deveria ter começado em 2005. Por ventura deveria ter começado há mais tempo.

Penso que é de grande importância lançar a discussão. Mas cuidado com a discussão. O povo sofre de macaquinhos na cabeça...

A meu ver, a regionalização teria de se realizar de qualquer maneira. O referendo é desnecessário nesta fase. É preciso compreender de uma vez por todas que a regionalização é vital para a economia do país.