segunda-feira, 23 de abril de 2007

Tendências políticas dos Portugueses - à direita

Saiu no Diario Económico (dia 02.04.2007) o resultado do estudo "Os Contextos de Voto em Portugal", nas últimas legislativas e presidenciais, de André Freire.

Farei um post sobre as tendências de direita, outro sobre tendências de esquerda, e finalmente um post (ou mais) com comentários meus. Este é o posto das tendências de direita (reprodução parcial ipsis verbis do texto do DE:

"À Direita:

1 - Ordem pública vs liberdade cívica
A sociedade portuguesa é defensora de uma redução do papel do Estado, embora prefira o autoritarismo, o que acaba por ser contraditório. Os eleitores nacionais são a favor do controlo da legislação nacional e também da ordem pública, o que, na prática, só é útil em casos de forte contestação social.

2 - Contas públicas e défice orçamental
Assunto sensível a qualquer Governo, a consolidação das finanças públicas do país é responsável pela queda de Executivos e é o principal factor a contar na avaliação do primeiro-ministro. Neste item, a população portuguesa apoia uma maior rigidez no controlo do défice, em oposição ao crescimento económico desequilibrado.

3 - Menos tolerância com imigração
Em debate nos últimos dias, o tema da imigração começa a ser caro aos portugueses, que estão cada vez mais intolerantes. Quando questionados sobre se os imigrantes devem manter os seus costumes ou adaptar-se aos nacionais, os eleitores não têm dúvidas: os imigrantes devem adaptar-se aos hábitos do país que escolhem para viver.

4 - Bem-estar individual
Cada vez mais egoísta, a sociedade portuguesa é a favor da promoção do bem-estar individual, em detrimento do bem-estar social. Cada um por si, de acordo com as suas possibilidades parece ser o lema dos portugueses, que não abdicam dos seus privilégios para partilhar com os outros, se isso significar perder benefícios.

Sem comentários: